4 Cuidados Básicos Que Todo Ecoturista Deve Ter

O Ecoturismo no Brasil é uma modalidade bastante apreciada por quem ama a natureza e busca conhecer o país profundamente, aproveitando cada lugar e tudo isso de forma sustentável. 

Sempre de olho em atitudes que não causem desordens ambientais, e curtindo cada momento ao lado da natureza, o Ecoturista respeita e ama a natureza, mas sem deixar de lado a diversão e a conexão com o habitat. 

Mas para fazer um turismo consciente em todos os âmbitos, é fundamental prezar pela segurança. Usar equipamento certo para a prática de determinadas atividades, conhecer o básico do escotismo e saber o que fazer em situações de perigo extremo, são dicas importantes e valiosas em prol da vida, saúde e diversão em meio a natureza. 

Respeite Os Animais Silvestres

Um dos diferenciais do Ecoturismo, em relação a outros tipos de turismo ou atividades na natureza, é o pensamento sustentável e consciente que respeita o meio ambiente e busca protegê-lo e isso engloba os animais silvestres.

Quando estiver fazendo trilhas ou qualquer outra atividade e encontrar um pássaro ou macaquinho por exemplo, evite dar alimentos pois eles podem ser apetitosos aos animais, porém podem causar problemas gastrointestinais e até levar a óbito.

Também jamais retirem qualquer animal de seu habitat por ser bonito e querer um novo animal de estimação. Lembre-se que eles não tem costumes domésticos como cães e gatos e precisam viver no seu meio selvagem, além do mais, essa prática é ilegal e passível de multa e prisão.

 

Não Deixe E Nem Retire Nada Da Natureza

Além de não retirar qualquer animal da natureza, também evite de retirar plantas como mudas ou até conchas do mar. Procure deixá-las lá intactas e seguirem seu curso natural. 

Pode parecer radical, mas especialistas orientam a evitar tal prática, pois com o tempo isso pode causar um sério desequilíbrio ambiental. Então tire fotos e mantenha guardada na memória e em forma de imagens, aquilo que a natureza possui e deve se manter com ela. 

Outro ponto e este mais preocupante, é deixar algo para natureza e que não é exatamente natural. Canudos, papeis de bala, copos e garrafas descartáveis e bitucas de cigarros, são exemplos de lixo que produzimos e que na natureza demoram muito tempo pra se decompor e podem causar sérios problemas ambientais.  

Procure levar em atividades de ecoturismo, o mínimo possível de bagagem e qualquer lixo produzido deve ser guardado consigo até encontrar uma lixeira para seu descarte correto. 

Não Se Arrisque Demais

Ecoturismo é uma forma deliciosa de diversão, aprendizado e contato direto com a natureza, mas as vezes podemos nos arriscar mais do que o necessário. Quando for fazer trilhas, procure manter-se junto com um grupo de pessoas e de preferência com um guia que conheça bem a região.

Outra dica é usar equipamento e vestuário correto para tal, por isso evite chinelos, pois eles escorregam e podem facilitar acidentes nos pés, assim como calças e shorts pesados como de brim ou Jeans. 

Procure andar sempre com roupas confortáveis, tênis ou bota própria para atividades ao ar livre e tenha sempre cantil de água, corda e faca para o caso de situações extremas. Quanto maior o nível de exigência das atividades ecoturísticas, mais preparado você deve estar.

Estude e Aprenda Um Pouco Mais Sobre Ecoturismo

 

Para entender melhor como é e o que levar ou como agir em atividades de Ecoturismo, além da legislação e como ajudar ainda mais a natureza, faça o curso gratuito online de Ecoturismo da FBV Cursos e comece a encarar o ecoturismo de forma mais sustentável! 

Matricule-se agora na FBV Cursos e conheça mais cursos profissionalizantes para sua qualificação total.