O Brasil vai além das praias de clima paradisíaco e festas coloridas e belas. Aqui há muitos tipos diferentes de turismo. Um deles é o de aventura, que tem atraído cada vez mais e mais adeptos. Caso na sua viagem não possa faltar um pouco de emoção, acompanhe os 5 principais tipos de programa que você pode fazer País afora.
1. VISITA A CACHOEIRAS
Há quem diga que esta é a prática menos radical da lista. No entanto, as quedas d’água podem guardar mais aventura do que se imagina. As regiões geralmente são formadas por pequenas piscinas naturais e cânions, e, para alcançá-las, é sempre demandada uma boa trilha. Uma das mais famosas são as localizadas na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Mas fique alerta, a água verde cristalina escondem perigos. Existem buracos e desníveis, portanto, sempre calce tênis adequado e divirta-se com a sensação de purificação que o fenômeno traz.
2. PESCA ESPORTIVA
A pesca esportiva vem crescendo em diversos cantos do Brasil e se tornando uma opção de subsistência para a população ribeirinha que vive perto dos pesqueiros. Com cada vez mais adeptos, o desporto consiste na captura e na devolução de peixes para a água (sendo ela doce ou salgada). Para praticá-lo, é necessário conhecimento de área e claro, um barco de pesca. Todavia, esta não é uma preocupação já que alugar sempre é uma opção. Em pesquisas rápidas através de mecanismos de busca da web, é possível achar casas que fazem aluguel perto da sua região. Basta consultar preços para saber o que é ou não rentável ao pescador. Os locais mais procurados para a pescaria são a Amazônia, o Pantanal e trechos da porção sudeste do País, como as margens do Rio Paraibuna e grande parte do Rio São Francisco (que não ronda apenas o sudeste).
Local que não conhecido para pescas, mas que não deixa de ser uma ótima opção é a Barra de São Miguel, considerado o balneário prefiro pelos Alagoanos.
3. ESCALADA ESPORTIVA
A escalada, diferente do que se pensa, pode ser praticada independente do preparo físico. Claro, é necessário bom senso caso você seja um escalador de primeira viagem. Destinos deste porte atraem muito pelo quesito superação de limites, mas possuem limitações em consequência do tempo. Sempre é bom ficar de olho na melhor época do ano para a escalada no local desejado. Períodos em que o ar está rarefeito ou há incidência de fortes chuvas podem arruinar a prática. O Rio de Janeiro é um dos destinos queridinhos para quem ainda não é profissional no assunto. As condições são propícias o ano todo e as rochas de calcário ajudam os iniciantes. É sempre bom lembrar da necessidade de um expert da área para evitar lesões.
4. TREKKING
Trekking nada mais é que o ato de caminhar entre montanhas e ambientes sinuosos de modo a testar os limites da mente e do corpo. É uma das atividades que exige mais paciência, pois muitas caminhadas podem durar dias. No entanto, as vistas e ambientes proporcionados pela travessia são recompensadores. Em geral promovem forte contato com a natureza, sendo chamada de “expedição” a depender do percurso. O sistema funciona como o da escalada: é preciso sempre contar com auxílio de um profissional e não encarar andanças maiores do que se tem preparo físico.
5. PARAQUEDAS
Um dos mais clássicos, o salto de paraquedas é uma das primeiras opções quando pensamos em turismo de aventura. O pulo abrange diversas modalidades que, entre as mais populares, estão a em grupo ou sozinho na presença de um instrutor. O interior de São Paulo é bem cotado no quesito salto no ar. A região de Boituva, no Centro Nacional de Paraquedismo, é referência.
Gostou das dicas? Está pensando em se aventurar por aí? Não perca tempo e compartilhe suas experiências conosco. E claro, continue sempre acompanhando as postagens.