Comida típica Alagoas, melhores pratos e origem desta culinária
Quer conhecer um pouco mais da comida típica Alagoas? Então continue neste artigo que iremos falar tudo o que precisa saber!
A gastronomia alagoana é um tesouro culinário que reflete a vibrante história e a cultura deste belo estado brasileiro. Prepare-se para embarcar nesta saborosa jornada! Pois seja em Marechal Deodoro ou em Maceió sempre terá bons restaurantes típicos deste estado.
Comida típica Alagoas: Melhores Pratos
A comida alagoana é muito diversa, mas bem diferente do que a grande maioria das pessoas está acostumada.
Afinal de contas, além de ter ingredientes mais fortes, os pratos são praticamente exclusivos da região. Sendo assim, não há como conhecer a região e deixar de fazer um tour na gastronomia típica Alagoas.
Mas, dentre alguns dos principais exemplos da comida alagoana, podemos mencionar as seguintes:
Sururu ao coco
Ao falar sobre a comida típica Alagoas, logo a grande maioria das pessoas remete ao sururu ao coco, haja vista que se trata de um molusco consumido em praticamente todo o nordeste.
Mas, em Alagoas, o sururu ao coco costuma ser mais espesso, sendo que se assemelha bastante a um creme.
A forma de preparo pode sim variar, mas na maior parte das vezes leva pimentão, alho, cebola, tomate, pimenta e demais legumes e temperos típicos da região.
Mas, para realçar ainda mais o sabor, a receita também leva leite de coco. No entanto, é preciso limpar o sururu, de modo a retirar a casca.
É possível servir o sururu tanto como prato principal como tira gosto, vindo acompanhado de arroz e farofa.
Sururu no capote
Esse prato é bem semelhante ao anterior, mas o grande diferencial fica pelo fato de que ele é mais ralo, com um caldo mais líquido. Além disso, nessa versão, deve-se servir o sururu dentro da casca.
Apesar de tudo, o sururu também leva leite de coco e legumes, como coentro, cheiro-verde e demais temperos típicos.
Tradicionalmente, serve-se o sururu no capote dentro de uma cuia de madeira, sendo que acompanha limão fatiado, arroz e farofa.
Pituzada
A comida típica Alagoas é muito conhecida pela diversidade de frutos do mar, e a pituzada reflete exatamente isso.
Para quem não sabe, o pitu nada mais é que um lagostim de água doce e, na culinária alagoana, é uma proteína muito presente na preparação de vários pratos.
No que se refere à pituzada, é uma receita com caldo mais espesso, que leva leite de coco, farinha de mandioca, extrato de tomate, alho, cheiro-verde e cebola. Na maior parte das vezes, acompanha arroz e pirão.
Siri mole ao coco
O coco em si é muito presente na preparação de uma série de pratos da culinária alagoana, e esse é apenas um dos exemplos.
O siri mole ao coco é bem semelhante a uma moqueca, sendo que costuma levar os seguintes ingredientes:
- Siri mole refogado;
- Leite de coco;
- Cebola;
- Pimentão;
- Coentro;
- Tomate;
- Farinha;
- Mandioca etc.
É muito comum servir o prato junto de arroz e farofa, também.
Arrumadinho de feijão
Outro prato comum da gastronomia alagoana é o arrumadinho de feijão, o qual está presente na grande maioria dos restaurantes.
É possível fazer essa receita com feijão verde ou fradinho, mas ainda é preciso adicionar carne de sol, linguiça e ervas frescas.
Por tradição, deve-se servir o arrumadinho de feijão com molho vinagrete e farofa.
Feijão de coco
O feijão de coco se parece bastante com o caldinho de feijão, um prato típico do Rio de Janeiro.
Mas, nesse caso, o feijão de coco nada mais é que um caldo cremoso de feijão, sendo que é possível fazer tanto com feijão preto quanto o carioca.
O prato, no entanto, também leva coco ralado, cebola, pimenta e, claro, leite de coco. Pode parecer um pouco estranho a princípio, mas é uma excelente pedida.
Umbuzada sertaneja
No sertão nordestino, muitas pessoas chamam o umbuzeiro de “árvore sagrada”, haja vista que ela é bastante resistente e aquosa.
Mas, para fazer a umbuzada, deve-se escaldar a fruta com água fervente e misturar com leite e açúcar, até formar um creme.
Trata-se de uma comida típica Alagoas para o café da manhã, haja vista que dá uma grande energia para começar o dia.
Bolinhos de goma de Maragogi
Maragogi é um paraíso que grande parte dos brasileiros têm o sonho de conhecer. Por isso, se você conhecer o local, não deixe de experimentar os famosos bolinhos de goma.
Em suma, trata-se de pequenos biscoitos, os quais são feitos à mão. Este bolinho leva amido de coco, manteiga, açúcar, gema de ovo e leite de coco.
Pudim de tapioca
Hoje em dia, o pudim de tapioca está presente em diversos estados do Brasil. Mas, o que pouca gente sabe é que se trata de uma comida alagoana.
Trata-se de uma sobremesa feita com tapioca, coco, leite, ovos e manteiga, além do açúcar caramelizado.
Batata-doce com leite de coco
Na verdade, a batata-doce com leite de coco tem origem tailandesa, mas já caiu no gosto popular dos alagoanos há muito tempo.
Ainda que possa parecer uma combinação um pouco estranha no começo, tenha a certeza de que irá se apaixonar pela simplicidade e sabor desse prato!
Para preparar esse prato, você deve cozinhar a batata-doce e fazer um purê. Em seguida, é só adicionar leite de coco, manteiga e açúcar.
Caso queira incrementar ainda mais o sabor, basta adicionar creme de leite ou leite condensado.
História da comida típica alagoas
Durante os primeiros anos da colonização, as embarcações vindas de Portugal que aportavam na região Nordeste carregavam consigo itens como azeite, vinhos, bacalhau, dentre outros.
Isso possibilitou aos colonizadores a continuidade dos hábitos culinários de sua nação de origem nos engenhos de açúcar e nas mansões coloniais. No entanto, com a evolução do tempo, a culinária africana e indígena começou a ganhar destaque.
Já no século XIX, um intenso movimento de valorização da cultura local tomou conta do Nordeste, e a alimentação popular passou a ser mais absorvida e apreciada nas residências de elite.
Pratos e sabores como a tapioca, o mel de engenho acompanhado de inhame, macaxeira e fruta-pão, os bolos feitos de mandioca e milho e os tradicionais pés-de-moleque, tornaram-se cada vez mais presentes no cardápio das famílias patriarcais.
Neste estado também há diversas festas populares onde a comida local sempre terá um destaque especial. Um exemplo é em junho com as comidas de festa junina sendo muito apreciada por locais e turistas.
Ofertas do Dia
Melhores Preços da Internet